Instrumentos & Materiais
A Baqueta
A baqueta, se
comparada com os outros instrumentos da ARTE, pode ser considerada, sem duvida,
o mais importante entre eles. A baqueta representa a presença e o poder do eu
criador e da vontade do magista. A baqueta deve assim ser reta e poderosa, uma
figura digna de sua força divina. Ela representa por extensão o equilíbrio mágico.
Portanto ela é o caminho que conduz diretamente do reino á coroa e vice versa.
Ou seja, através dela é que a energia descerá do céu até a terra, pelo fio
condutor de cobre que a varinha deve ter, segundo a tradição.
Diversos
autores poderão lhe dar descrições detalhadas sobre a confecção deste objeto,
por exemplo, as orientações de Lévi sobre a aquisição da baqueta para que sejam
seguidas, então “esse instrumento deve ser confeccionado de um galho
perfeitamente reto da amendoeira ou aveleira, galho este cortado da árvore sem
entalhamento e sem hesitação de um só golpe com uma faca afiada. Isso deve ser
feito antes do nascer do sol e na estação em que a árvore estiver prestes a
florescer. O galho deverá ser submetido a um meticuloso procedimento de
preparação, sendo despojado de suas folhas e brotos, as cascas removidas e as
extremidades
aparadas cuidadosamente e os nós aplainados”.
Esta
forma de aquisição da baqueta, não é a única, mas guarda algo em comum com
todas as outras. É demorada, complicada e desafiadora. No final de contas, o
mais importante é o exercício e desenvolvimento da vontade submetido a uma
forte prova.
Sendo
conquistado a duras penas, a baqueta passa a representar a palavra, o verbo
ativo da vontade direcionada. Só tendo a própria vontade sob controle tem-se
controle sobre as vontades alheias e o magista fará isso através da sua
baqueta. Não é a baqueta que deve controlar o mago, mas o contrário.
Por sua
importância e valor, a tradição sempre defendeu que a baqueta deveria ser a medida
de todo o templo. Ela deve ser do tamanho do antebraço, medindo a partir do
punho até o cotovelo. Mas todos estes detalhes técnicos só estão aqui colocados
com o fito único de expor de maneira sucinta a proporção da importância deste
instrumento e o poder que ele representa dentro do circulo. E assim o magista
poderá conhecer a arte da baqueta com a qual fará as invocações e comandará os
espíritos conforme maestro rege sua orquestra.
O Círculo Mágico
O
LEMEGETON nos trás O círculo em sua forma tradicional como utilizado na Teurgia
Cabalistica desde antigamente. Este circulo é rodeado de quatro pentagramas
(contendo o Tetragrammaton), nos quais em cada um, será colocada uma vela
durante o ritual. Embora seja dito que o circulo deva ter o diâmetro de 9 pés [3
metros], a verdade é que muitas pessoas simplesmente não dispõem de um espaço
grande os suficiente para seus rituais. O tamanho só é importante no tocante de
ter-se liberdade o suficiente de movimentação.
Os
nomes hebraicos na serpente, na maioria das vezes são simplesmente escritos em forma
espiralada entre os dois círculos. Devemos lembrar que, ao contrario do português,
o Hebraico é sempre escrito da direita para esquerda. Estes nomes são os nomes
divinos ou de Anjos e Arcanjos identificados pelos cabalistas como pertencentes
a emanações divinas. As pequenas cruzes de Malta são usadas para marcar
separação. A Tradução para o português corrente começando da cabeça da serpente
é:
lah Chokmah Ratziel Auphanim Masloth
Iehovah Eolhim Binah Tzaphquiel Aralim Shabbathai +
El Chesed Tzadquiel Chaschmalim Tzedeq +
Elohim Gibor Geburah Kamael Seraphim Madim +
Iehovah Eloah Va-Daath Tiphereth Raphael Malakim
Shemesh +
Iehovah Tzabaoth Netzach Haniel Elohim Nogah +
Elohim Tzabaoth Hod Michael Beni Elohim Kokav +
Shaddai El Chai lesod
Gabriel Cherubim Levanah +
Que
fique claro para você que estes mesmos nomes não são padrões, pode-se escolher
livremente um ou vários nomes com os quais o Magista se sinta seguro, desde que
as cores respectivas e o simbolismo básico no que se
refere à
distribuição destes nomes no circulo sejam convenientemente respeitados. É de
se esperar que os Magistas percebam logo que os nomes divinos na invocação,
aqueles utilizados para submeter as entidades não é outro senão o próprio
Magista. De fato, dentro do circulo o magista é Deus Absoluto e é o único
espírito que ordena os quatro elementos designados em cada quadratura. O
circulo é usado para afirmar e caracterizar a natureza da obra a ser executada
e é por excelência o campo de atuação da vontade do magista.
Ora, se o mago é
o elemento principal, o espírito, nada mais adequado que ele seja identificado
com o principio, e, portanto o portador do poder, ou seja, seu próprio Deus.
Sem o espírito, toda a matéria seria um caos desordenado e estéril, posto que é
o espírito que dirige e organiza os elementos no ato de criação.
O circulo é,
portanto apenas uma representação simbólica do universo, ao traçar o circulo, o
magista traça o seu espaço infinito, dentro do próprio infinito, o todo dentro
de tudo em sua manifestação mais obvia. Sendo infinito fica claro o porque da
figura ser um circulo e não um triângulo ou um quadrado.
Circulo com as
respectivas cores e com os escritos traduzidos:
Não é
obrigatório o circulo ter as escritas em hebraico, pode ser a versão traduzida,
se você se sente mais seguro com o hebraico, abaixo há sua transcrição
juntamente com a transliteração no idioma hebraico, colocada sob a respectiva
palavra/expressão. O Hebraico é escrito “de trás para frente”, portanto deve-se
dar especial atenção na hora de reproduzir os escritos sobre o
Círculo/Serpente.
É só seguir a
ordem descrita abaixo começando da cabeça da serpente.
O
Triângulo de Manifestação
Esta
é a forma do triangulo usado para comandar os espíritos goéticos. Deve ser
feito com 2 pés [70 cm] de distância do círculo mágico e cada lado seu tem 1
metro de diâmetro. Da mesma forma que o circulo, o triangulo pode ser feito com
giz ou fita adesiva. Alguns magistas se acostumaram a usar uma folha grande de
papel cartão preto com os nomes em dourado. O triangulo deve estar sempre
apontado para a direção a qual pertence o espírito invocado e a base do
triângulo fica de qualquer forma sempre para o lado do circulo.
O
triangulo é responsável pelo manifestar-se dos poderes que estavam até então
ocultos para os olhos vulgares. Do círculo da consciência, que é o universo do
mago, uma idéia partitiva e especial é convocada à manifestação no interior do triângulo.
O selo do espírito é colocado dentro do triangulo para a evocação.
Hexagrama
de Salomão
Eis
o Hexagrama de Salomão, o qual deve ser confeccionado ou desenhado em uma folha
ou papel cartão, ou até mesmo um pinjente de um colar e será mostrado ao espírito
quando ele se manifestar, compelindo-o a tomar forma real e tornar-se dócil.
Um Hexagrama é
uma estrela de seis pontas. Formada por dois triângulos
sobrepostos.
Representam o universo dualístico em perfeita harmonia. Basicamente o sistema
Goétia estabelece que quando o Hexagrama é mostrado para o espírito este irá
obedecer seu possuidor. O Hexagrama deve ser mantido coberto até o espírito ser
invocado. A Tradição diz que o hexagrama deverá ser mantido sob as vestes cerimoniais
até o momento de comandar o espírito, mas pode alternativamente ser colocado de
frente para o triangulo e coberto com um pano. Resumindo, confeccione o
hexagrama ou estrela de seis pontas e não deixe o espirito vê-lo até que seja
evocado.
Pentagrama
de Salomão
Esta é a forma
do Pentagrama de Salomão, usado para proteger o conjurador e dar poder sobre o
espírito. Os magos medievais o construíam de ouro e prata, e o carregavam sobre
o peito como um medalhão, mas pode ser feito com qualquer tipo de metal. O
comum e opcional é ter-se um novo pentagrama a cada evocação uma vez que o selo
do espírito deverá ser gravado nas costas do medalhão.
O
Disco de Salomão

Os
Selos Secretos de Salomão
Estes
são os selos secretos com o qual Salomão selou a Arca de Bronze na qual trancou
os espíritos e suas legiões. Aquele que for criá-los deve purificar-se interna
e externamente, não ter relações sexuais durante um mês e entregar-se em
orações e preces para que Deus perdoe seus pecados. Deve ser feito no dia Marte
ou Saturno (Terça ou Sábado) a meia noite, e ser desenhada num pergaminho ou
folha virgem com o sangue de um galo preto virgem. A lua deve estar exaltada na
casa zodiacal de Virgem (de nova para cheia). E quando o selo estiver pronto
deve ser incensado com alumen e pedaços secos de aloés secos ao sol, e também
de tâmaras de liga ou seiva de cedro. Além de selar a Arca de Bronze, este selo
possui também virtudes de atrair a simpatia de toda sorte de pessoas e livrar
dos perigos do fogo, da água e domínio em todas as batalhas.
A Arca de Bronze de
Salomão
Estes
são os modelo da Arca de Brônze de Salomão. Algumas versões mais complexas
trazem nomes divinos gravados em hebraico. Como já foi dito, a Arca pode ser
usada da mesma forma que o triangulo para se conjurar um espírito, o Selo
Secreto de Salomão servirá como selagem da arca (como um cadeado para
espíritos).
Os
Selos do Espírito
Os
Selos do Espírito, deverá ser
desenhado em um circulo no metal correspondente a sua hierarquia. Mas muitos praticantes
de hoje optam por gravá-los em papel ou cartão grande o suficiente para
preencher o centro do triângulo. Tal conversão do material não diminuiu em nada
a eficácia do sistema. O Selo é um instrumento de focalização para a mente do
mago e um sigilo em si mesmo que permite a chegada do espírito após invocação.
O Diário de
Registros
Durante
o trabalho das invocações seria bastante vantajoso que você fizesse uso de uma
espécie de diário onde poderia ser escrito suas experiencias com as evocações. Este
diário facilitaria a consulta ou mesmo alguma revisão que o magista possa
necessitar. Nele estariam todos os experimentos registrados, e este registro
deveria ser o mais completo possível, em todos os detalhes. Não só as experiencias
dos rituais, mas também qualquer sentimentos ou experiência não usual que venha
ocorrer no período de ação do espírito evocado, na preparação do ritual ou
mesmo sonhos significativos.
Outros Materiais
Um
punhal pode ser usado em casos de banimentos. Algumas pessoas defendem que a
fumaça do incenso pode ser usada como meio de materializarão do espírito e que
por isso deveria ser posta dentro do triangulo. Seja isso verdade ou não, a
fumaça e o aroma são certamente estímulos sensórios que poderiam ajudar na
concentração do trabalho. Uma mistura de artemísia e absinto poderia ser
considerada, por suas qualidades indutoras de visualizações. Completando o
ambiente ritual, talvez seja interessante colocar alguma música de fundo que
ajude a manter e criar um relaxamento e uma concentração adequada. Pode ser
útil também decorar o modo do ritual no estilo do espírito que será invocado.
Usando por exemplo artefatos e decoração egípcias para os espíritos desta
procedência. Alguns outros acessórios talvez sejam úteis de se usar, mas a
maioria deles depende mais de um gosto pessoal do que uma real necessidade. Uma
mitra, uma capa, uma veste branca longa do linho e outros trajes similares,
perfumes e quem sabe um fogareiro com carvão de madeira doce para incensar o
ambiente do ritual. Alguns magistas utilizam óleos para ungir o templo e seus
corpos e água benta para as abluções rituais também é com certa freqüência utilizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário