Parte I – Nomes e Selos dos espíritos
1
- Bael
O
primeiro espírito é o de um rei que governa no leste, senhor da tempestade e da
fecundidade, chamado Bael, ou Baal. Seu nome significa “dono”, “senhor”. Este
espírito fala atropeladamente e guarda o poder de torná-lo invisível. Ele reina
sobre 66 legiões de espíritos infernais e manifesta-se sob variadas formas, às
vezes como um homem, e às vezes de todas as formas possíveis de uma vez.
2 - Agares
O segundo
espírito é um duque chamado Agreas, Agaros, ou Agares. Está sob a potência do
leste e aparece na forma de um homem velho, montando em cima de um crocodilo e
carregando um pássaro em cima de seu punho, no entanto revela-se suave na
aparência. Ele tem o poder de percorrer rapidamente grandes distancias e retornar
quando requisitado. Ensina todas as línguas ou dialetos existentes. Ele também
destrói dignidades temporais e espirituais, e causa tremores sísmicos. Era da
ordem das Virtudes e comanda 31 legiões de espíritos.
3 – Vassago
O
terceiro espírito é um príncipe poderoso, sendo da mesma natureza que Agares. É
chamado Vassago. Possui uma boa natureza e sua função é declarar coisas
passadas e futuras e descobrir todas as coisas escondidas ou perdidas. Comanda
26 legiões de espíritos.
4 – Samigina
O
quarto espírito é Samigina, ou Gamigin, um Grande Marquês. Aparece na forma de um
cavalo ou de um burro pequeno, e toma ao pedido do mestre a aparência humana. Ele
fala com uma voz rouca. Ele governa sobre 30 legiões inferiores. Ensina todas
as ciências liberais, e transmite conhecimento sobre as Almas que morreram no
esquecimento.
5 – Marbas
O quinto
espírito é Marbas, ou Barbas. É um grande Presidente, que se manifesta
primeiramente sob a forma de um grande leão, mas mais tarde, no pedido do
mestre, ele toma forma humana. Ele responde corretamente todas as perguntas sobre
coisas escondidas ou secretas. Ele cura e causa doenças. Por outro lado, concede
grande sabedoria e conhecimento em Artes Mecânicas; e pode mudar a forma dos
homens. Ele governa 36 legiões dos espíritos.
6 – Valefor
O
sexto espírito é Valefor, Valefar, ou Malephar. É um duque poderoso, e aparece na
forma de um leão com cabeça de burro, gritando. É um espírito familiar bom, mas
eventualmente rouba. Ele governa 10 legiões de espíritos.
7 – Amon
O
sétimo espírito é Amon. É um Marquês de grande potência. Aparece como um lobo
com a cauda de uma serpente, vomitando flamas de fogo; mas no comando do mágico
toma na forma de um homem com traços caninos e cabeça de um corvo; e também
como um homem com uma cabeça de coruja. Ele mostrará todas as coisas passadas e
futuras. Ele reconcilia amizades entre amigos. Ele governa 40 legiões de
espíritos.
8 – Barbatos
O
oitavo espírito é Barbatos. É um grande duque; aparece quando o sol está em
Sagitário, com quatro reis nobres e as suas companhias de tropas. Ele da
compreensão da língua do canto dos pássaros, e das vozes de outras criaturas,
tais como o ladrar dos cães. Ele quebra encantamentos que os magistas arrogam
sobre tesouros escondidos. É da ordem das Virtudes, onde misteriosamente ele
ainda permanece; e ele conhece todas as coisas passadas, e por vir, e concede
amizades poderosas. Ele comanda 30 legiões de espíritos.
9 – Paimon
O
nono espírito nesta ordem é Paimon, um grande Rei, muito obediente a LUCIFER.
Ele aparece na forma de um homem sentado em cima de um dromedário com uma coroa
a mais gloriosa sobre a sua cabeça. É precedido por um séqüito de espíritos,
como homens com trombetas e címbalos, e toda sorte de instrumentos musicais.
Ele possui uma poderosa voz, e fala jorrando palavras em tal numero que o
mágico não pode compreender a menos que o puder compelir a obedecer. Este
espírito pode ensinar todas as artes e ciências, além de coisas secretas.
Descobre qualquer coisa que esteja sobre a terra ou sob as águas; e o que a
mente é, e onde ela se encontra; ou algum outro desejo que o magista queira
saber. Ele concede títulos e confirma os mesmos. Ele concede bons Familiares
tanto como pode ensinar quaisquer artes. Deve ser esperado pelo oeste. É da
ordem das Dominações. Chefia 200 legiões de espíritos, sendo parte deles da
ordem dos anjos, e da outra das Potestades. Agora se quiseres chamar Paimon sozinho,
deverá lhe fazer alguma oferenda; e atende por meio de dois reis chamados LABAL
e ABALIM, e também por outros espíritos que sejam da ordem de Potestades, junto
com 25 legiões.
E aqueles espíritos
que lhe são sujeitos não estão sempre com ele a menos que o magista os obrigue
a isto.
10 – Buer
O
décimo espírito é Buer, um grande presidente. Aparece como um Sagitário, quando
o sol está passando pela constelação respectiva. Ensina a filosofia, moral e
natural, e a arte da lógica, e também as virtudes de todas as ervas e plantas.
Ele remedia os destemperos no homem, e lhe concede bons espíritos familiares.
Governa 50 legiões de espíritos.
11 – Gusion
O
décimo primeiro espírito em ordem é um grande e forte duque, chamado Gusion,
Gusoin, ou Gusayn. Mostra todas as coisas, passadas, presentes, e futuras, e
demonstra e responde quaisquer questões que o magista venha a perguntar. Ele concilia
e reconcilia amizades, honras e títulos. Governa sobre 40 legiões de espíritos.
12 – Sitri
O
décimo segundo espírito é Sitri ou Bitru. É um príncipe e manifesta-se no
início com asas de Grifo e cabeça de leopardo, mas após o comando do mestre e do
Exorcismo ele toma forma humana, até mesmo agradável. Ele inflama homens e mulheres
em amor; e os obriga a mostrarem-se despidos se assim for desejado. Ele comanda
60 legiões de espíritos.
13 – Beleth
O
décimo terceiro espírito é chamado Beleth, Bileth, Bilet, ou Byleth. É um rei
poderoso e terrível. Ele parece um cavalo pálido cercado de trombetas e outros
tipos dos instrumentos musicais. Tem no principio uma aparência furiosa; para
muda-lo deve-se tomar de um bastão de avelã em sua mão, golpeando para os
quartos sul e leste, traçando um triângulo, sem o Circulo, e comanda-lo então o
obrigando pelo laço e cargo de espíritos que daqui por diante o acompanharão. E
se ele não adentrar no triângulo, pelas ameaças, nem pelo recitar das ligações
e os encantos, então se deve rende-lo em obediência e obriga-lo a vir, através
do
que é dito no
Exorcismo. Contudo deve recebê-lo gentilmente porque é um grande rei, e homenageá-lo,
como se faz diante dos os reis e dos príncipes. E com um anel de prata no dedo
médio da mão esquerda mantida de encontro ao seu rosto, como eles fazem diante
de AMAYMON. Beleth causa todo tipo de amor que pode haver entre homens e
mulheres. É da ordem das potências, e governa 85 legiões de espíritos.
14 – Leraie
O
décimo quarto espírito é chamado Leraje, Leraye ou Leraie. É um Marquês de
grande potência, mostrando-se como um Arqueiro de manto verde, e carregando uma
funda e uma aljava. Ele causa grandes batalhas e disputas; e traz a putrefação
pelo ferimento que é feito com as setas por Arqueiros. Está sob os auspícios de
Sagitário. Governa 30 legiões de espíritos.
15 – Eligos
O
décimo quinto espírito em ordem é Eligos, Eligor, ou Abigor, um grande duque, e
se manifesta sob a forma de um cavaleiro gentil, carregando um lança, uma
Insígnia, e uma serpente. Ele conhece coisas escondidas, e coisas que ainda não
chegaram a acontecer; e sobre as guerras, e como os soldados se organizam. Ele
causa o amor dos senhores e de pessoas de posição. Ele governa 60 legiões.
16 – Zepar
O
décimo sexto espírito é Zepar. É um grande duque, e aparece aparelhado com
armas antigas, como um Soldado. Seu encargo é fazer com que as mulheres amem os
homens e fiquem junto destes por amor. Ele também pode faze-las estéril.
Governa 26 legiões de espíritos inferiores.
17 – Botis
O
décimo sétimo espírito é Botis, um grande presidente, e um Conde. Ele aparece primeiramente
sob a forma de uma terrível víbora, e sob o comando do magista ele toma forma
humana, tendo, contudo dentes enormes, chifres e portando uma espada afiada nas
mãos. Ele revela todas as coisas passadas e futuras e reconcilia amigos e
adversários. Comanda 60 legiões.
18 – Bathin
O décimo oitavo
espírito é Bathin, Bathym, Mathim, ou Marthim. É um duque poderoso e forte, e
aparece como um homem alentado com a cauda de uma serpente, sentado em cima de
um cavalo pardo. Conhece as virtudes das ervas e pedras preciosas, e pode
transportar homens rapidamente de um país a outro. Ele chefia 30 legiões de
espíritos.
19 – Saleos
O décimo nono
espírito é Sallos, Saleos, ou Zaleos. É um duque grande e poderoso, e surge na
forma de um galante equitador sobre um crocodilo, com uma coroa ducal em sua
cabeça, e com um ar pacífico. Ele causa o amor das mulheres aos homens, e dos homens
às mulheres; governa 30 legiões de espíritos.
20 – Purson
O
vigésimo espírito é Purson, um grande Rei. Sua aparência é comumente a de um homem
com a cara de um leão, carregando uma víbora cruel em sua mão, e montando em
cima de um urso. Vem acompanhado ao som de trombetas. Conhece todas as coisas
escondidas, e pode descobrir tesouros, e diz todas as coisas do passado, presente
e futuro. Pode fazer exame de um corpo humano ou aéreo, e responder corretamente
todas as coisas terrenas e divinas, e referentes à Criação. Consede bons espíritos
familiares, e sob seu governo estão 22 legiões dos espíritos, em parte da ordem
das virtudes e em parte da ordem dos tronos.
21 – Marax
O
vigésimo primeiro espírito é Marax, ou Morax. É um Conde e um Grande
Presidente.
Aparece como um Búfalo enorme com cabeça humana. Seu trabalho é instruir os
sábios em astronomia, e todas ciências liberais restantes; também pode fornecer
bons familiares, conhece as virtudes das ervas e das pedras preciosas. Comanda
30 legiões de espíritos.
22 – Ipos
O
vigésimo segundo espírito é Ipos, Ipes, Aypeos, ou Ayporor. É um Conde, e um príncipe
poderoso, e surge na forma de um anjo com cabeça do leão, com pé de ganso e
cauda de lebre. Ele conhece todas as coisas que se dão em qualquer espaço de tempo.
Ele torna os homens espirituosos e audazes. Comanda 36 legiões de espíritos.
23 – Aim
O
vigésimo terceiro espírito é Aym, Ain, ou Aini. É um duque de grande poder. Ele
aparece na forma de um homem de porte notável, mas com três cabeças; a primeira
de uma serpente, a segunda como de um homem que tem duas estrelas em sua testa,
e a terceira como uma vitela. Ele viaja em uma víbora, carregando um ferrete em
sua mão. Ele faz o homem espirituoso de todas as maneiras, e dá respostas
verdadeiras sobre assuntos confidenciais. Comanda 26 legiões de espíritos.
24 – Naberius
O
vigésimo quarto espírito é Naberius, Cerberus, Cerebus, ou Kereberus. É um
marques valoroso, e se mostra na forma de um enorme cão preto de três cabeças e
com pés de pássaro. Agitado sobre o círculo, ele fala sobre todas as artes e
ciências, mas especialmente da arte retórica. Ele restaura títulos e honrarias
perdidas. Comanda 19 legiões de espíritos.
25 – Glasya-Labolas
O
vigésimo quinto espírito é Glasya-Labolas, Glacia-Labolas, Glaysa, Caacrinolas,
ou Cassimolar. É um presidente e um Conde poderoso, e revela-se na forma de um
cão com asas como um Grifo. Ministrando todas as artes e ciências em um
instante, e causa derramamentos de sangue e insanidade. Ele ensina todas as
coisas passadas e futuras. Se desejado ele causa afeição. Tem o poder da
invisibilidade. Comanda 36 legiões de espíritos.
26 – Bune
O
vigésimo sexto espírito é Bune, Bime, ou Bim. É um forte duque, grande e
poderoso. Ele aparece na forma de um dragão com três cabeças, uma como um cão,
uma como um Grifo, e uma como um homem. Ele fala com uma voz elevada e comedida.
Ele altera o lugar onde estão os mortos, e faz os espíritos que estejam sob seu
comendo ascender acima dos sepulcros. Ele torna o homem rico, e o faz sábio e
eloqüente. Ele responde corretamente qualquer coisa que lhe for requisitado.
Governa 30 legiões de espíritos.
27 – Ronove
O
vigésimo sétimo espírito é Ronove, ou Ronobe. Aparece como um monstro. Ele
ensina a arte da retórica e concede bons servidores, e da o conhecimento dos
dialetos, e favores de amigos ou inimigos. É um Marques e um grande Conde;
comanda 19 legiões.
28 – Berith
O
vigésimo oitavo espírito em ordem, como Salomão aponta, é nomeado Berith,
Bolfry ou Bofi. É um duque poderoso, grande, e terrível. Ele possui outros dois
nomes que lhe foram dados em outras eras mais primitivas: BEALE, ou BEAL, e
BOFRY ou BOLFRY. Aparece na forma de um cavaleiro com roupa vermelha, montado
um cavalo vermelho, e ter uma coroa do ouro na cabeça. Conhece o presente e o
futuro. Tu empregaras uma jóia para chamá-lo adiante, um anel, como foi dito a
respeito de Beleth. Tem o poder de tornar todos os metais em ouro. Pode
conceder dignidades e honras, e pode confirmá-los ao homem segundo seu desejo. Ele fala fluente e
sutilmente. Comanda 26 legiões de espíritos.
29 – Astaroth
O
vigésimo nono espírito é Astaroth. Ele é um duque poderosíssimo, e aparece na
forma de um anjo medonho, montado sobre a besta-dragão do inferno, com uma
víbora na mão direita. É sábio não se aproximar muito dele a fim de evitar o
fedor deletério que ele exala. O magista deve apontar-lhe com o anel ao que
estará protegido. Conhece todos os segredos da Criação e responde questões
sobre o passado, presente e futuro. Declarará prontamente a queda dos
espíritos, se desejado, e a razão dela. Pode fazer os homens sábios em todas as
ciências liberais. Reina sobre 40 legiões de espíritos.
30 – Forneus
O
trigésimo espírito é Forneus, também chamado de Eureur. Um grande e poderoso
Marquês, e aparece no formulário de uma besta marinha gigantesca. Ele ministra
e torna os homens sábios em retórica. Ele torna os homens sábios e lhes ensina
todas as línguas e dialetos. Ele torna os inimigos amáveis como amigos. Governa
sobre 29 legiões constituídas em parte pelos Tronos e em parte pelos Anjos.
31 – Foras
O
trigésimo primeiro espírito é Foras. É um presidente poderoso, e manifesta-se
na forma de um homem forte. Pode dar ao conhecimento dos homens as virtudes das
jóias e ervas. Ele ensina as artes da lógica e todas as partes da ética. Se
desejado ele torna os homens invisíveis, concede longevidade e eloqüência. Pode
descobrir tesouros e recuperar as coisas perdidas. Reina sobre 29 legiões dos
espíritos.
32 – Asmoday
O
trigésimo segundo espírito é Asmoday , ou Asmodai. É um grande, forte e
poderoso rei. Aparece com três cabeças, eventualmente a primeira é a de um
Búfalo, a segunda como um homem, e a terceira de um bode; ele possui também a
cauda de uma serpente, e de sua boca jorram flamas de fogo. Seus pés são como
de um ganso. Ele senta-se sobre um dragão infernal, e trás uma bandeira em sua
mão. É o preferido de AMAYMON, e acima dele não
existe nenhum
outro. Quando for convocá-lo deve-se proceder com muito cuidado, pois AMAYMON
tentará iludi-lo. Asmoday concede o anel das Virtudes e ensina as artes
aritméticas, astronomia, geometria e todos os ofícios manuais. Responde
corretamente o que lhe seja requisitado. Torna também o magista invisível e revela
os lugares onde existem tesouros ocultos os quais
ele guarda. Como
AMAYMON ele governa 72 legiões de espíritos inferiores.
33 – Gaap
O
trigésimo terceiro espírito é Gaap ou Goap. É um grande presidente e um
poderoso príncipe. Ele aparece quando o sol estiver nos signos do sul, em uma
forma humana, seguida de quatro grandes e poderosos reis, como se um guia para
os conduzir. Seu trabalho é tornar os homens sensíveis ou ignorantes; como
também fazê-los sábios em filosofia e ciências liberais. Pode causar o amor ou
o ódio, também pode ensinar os ritos de consagração daquilo que esta sob o
poder de seu soberano AMAYMON. Pode entregar familiares ao magista, e perfeitamente
das coisas do passado, presente e futuro. Pode transportar homens de um reino a
outro rapidamente, ao simples desejo do magista. Governa 66 legiões da ordem
das potestades.
34 – Furfur
O
trigésimo quarto espírito é Furfur, ou Furtur. É um grande Conde, muito
poderoso, aparecendo na forma de um cervo com uma cauda impetuosa. Nunca dirá a
verdade senão compelido pelo triangulo. Assim sendo, ele tomara a forma
angelical. Sua fala é potente. Também incitará o amor entre o homem e a mulher.
Pode suscitar relâmpagos e trovoes, explosões, e grandes tempestades. E
responde todas as perguntas referentes ao segredo das coisas divinas caso seja
comandado a faze-lo. Governa 26 legiões de espíritos.
35 – Marchosias
O
trigésimo quinto espírito é Marchosias. É um grande Marques, muito poderoso, aparecendo
primeiramente sob a forma de um lobo que tem as asas de Gryphon, e de uma serpente,
regurgitando fogo de sua boca. Mas após um momento, ao comando do Magista toma
a forma de um poderoso batedor. Era da ordem das Dominações. Ele governa 30 legiões
dos espíritos. Segundo Salomão, após 1.200 anos teve esperanças de retornar até
o Sétimo Trono.
36 – Stolas
O
trigésimo sexto espírito é Stolas, ou Stolos. Sendo um grande e poderoso
príncipe, aparece na forma de um poderoso Corvo diante do magista; posteriormente
ele toma a aparência de um homem. Ensina astronomia, a virtude das ervas e
gemas preciosas. Governa 26 legiões.
37 – Phenex
O
Trigésimo sétimo espírito é o Marquês Phenex, Pheynix, ou Fênix. Aparece na
forma de um pássaro de fogo com voz de criança, cantando amavelmente diante do
Magista, que não deve considerar isso, mas obrigá-lo a tomar forma humana. Então
ele falará e ensinará todas as maravilhas das ciências. É um inexcedível poeta.
E estará disposto a executar seus desejos. Também teve chances de regressar ao
Sétimo Trono há 1.200 anos, segundo o sábio Salomão. Governa 20 legiões de
espíritos.
38 – Halphas
O
trigésimo oitavo espírito é Halphas, ou Halpas. É um grandioso Conde, e aparece
na forma de um pombo selvagem. Ele fala com voz potente. Seu oficio é construir
torres, e fornecer guerreiros. Comanda 26 legiões de espíritos.
39 – Malphas
O
trigésimo nono espírito é Malphas, Malpas, Malthas, ou Malthous. Aparece
primeiro como um corvo, mas depois tomará a forma humana ao pedido do Magista,
e fala com uma voz rouca. É um presidente poderoso. Pode construir casas e
torres elevadas, e pode trazer ao conhecimento do magista os pensamentos dos
inimigos. Pode fornecer bons familiares. Ele atende prontamente se houver algum
sacrifício, mas deve-se ter cautela por que este é um espírito bastante
traiçoeiro. Governa 40 legiões.
40 – Raum
O
quadragésimo espírito é o Conde Raum, Raim, ou Raym; aparece primeiramente na
forma de um corvo, mas após o Comando do Magista ele toma a forma humana. Sua
função é roubar tesouros, destruir cidades e honrarias dos homens, e dizer
todas as coisas, do passado, presente e futuro; pode causar afeição entre
amigos e inimigos. Governa 30 legiões.
41 – Focalor
O
quadragésimo primeiro espírito é Focalor, Forcalor, ou Furcalor. É um duque
poderoso e forte. Aparece na forma de um homem com cabeça de Griphon. Seu
oficio é assassinar homens, e afogá-los nas águas, e naufragar navios da guerra,
tem poder sobre os humores do mar; mas não ferirá nenhum homem ou coisa se for
assim comandado pelo Magista. Também espera retornar ao sétimo trono após 1.000
anos. Governa 30 legiões.
42 – Vepar
O quadragésimo segundo espírito é Vepar, Vephar, ou Separ. É um
grande duque e aparece na forma de uma sereia. Seu oficio é governar as águas,
e guiar navios de guerra; ao pedido do magista torna o mar tempestuoso
ocultando os navios. Também aflige os homens com varíola e bexigas putrefatas
causando fim à raça deles. Governa 29 legiões.
43 – Sabnock
O
quadragésimo terceiro espírito, como o rei Salomão os comandou na arca de
bronze, é chamado Sabnock, Savnok, Sabnach, Saburac, ou Salmac. É um Marques, poderoso,
grande e forte, aparecendo na forma de um centurião armado, com cabeça de um
leão, montando em um cavalo malhado. Seu oficio é construir torres, castelos e
cidades elevadas, e equipá-los com Armas de guerra, etc. pode afligir os homens
com a varíola. Ele empresta bons espíritos familiares ao Magista e comanda 50
legiões.
44 – Shax
O
quadragésimo quarto espírito é Shax, Scox, Chax, Shaz, ou Shass. É um Marquês
que aparece na forma de uma grande pomba de fogo, falando com uma voz potente,
contudo sutil. Seu oficio é esvair o entendimento ou inteligência de homens ou
mulheres; e entrar em recintos fechados. Se comandado concede cavalos ao pedido
do Magista, ou qualquer outra coisa, mas deve primeiramente ser comandado sob o
triângulo, ou outro espírito irá iludir o magista lhe narrando mentiras. Pode
descobrir todas as coisas ocultas, desconhecidas aos maus espíritos.
Eventualmente concede bons familiares. Governa 30 legiões.
45 – Vine
O
Quadragésimo quinto espírito é Vinea. É um rei Conde; e aparece na forma de um
leão, montado em cima de um cavalo preto, enrodilhando uma víbora em sua mão.
Sua função é descobrir coisas ocultas, bruxas, magos, e os segredos do
presente, passado e futuro. Ao comando do magista construirá torres, erguerá
paredes de pedra. Comanda 30 legiões.
46 – Bifrons
O
quadragésimo sexto espírito é chamado Bifrons, Bifrous, ou Bifrovs. É um Conde,
e aparece na forma de um monstro; após um comando ele toma aparência humana.
Seu oficio é instruir os homens em geometria, astronomia, todas as ciências e
artes, além de conhecimento sobre as pedras preciosas, ervas e madeiras. Ele
tem o poder de transportar coisas inanimadas de um lugar para outro; também
manifesta luzes de velas em cima das sepulturas. Comanda 6 legiões.
47 – Vual
O
quadragésimo sétimo espírito Vual, Uvuall, ou Voval. É um duque, grande,
poderoso e potente; e aparece primeiro na forma de um poderoso dromedário, mas
após o comando do Magista ele toma forma humana, ele fala a língua egípcia, mas
não perfeitamente. Seu escritório deve obter o amor das mulheres, e os segredos
do passado, presente e futuro. Ele também busca favores entre amigos e
inimigos. Era da ordem das Potestades. Governa 37 legiões.
48 – Haagenti
O
quadragésimo oitavo espírito é Haagenti, Hagenti, Hegenit, ou Hagenith. É um
presidente aparecendo na forma de um búfalo alado e tomando forma humana ao comando
do Magista. Sua função é fazer homens sábios, e instrui-los em coisas sobre os
mares e oceanos; também Transmuta todos os metais ordinários em ouro e o vinho
em água e vice versa. Governa 33 legiões de espíritos.
49 – Crocell
O
quadragésimo nono espírito é Crocell, Procel, Crokel, ou Pucel. Ele aparece na
forma de um anjo. É um duque Grande e forte, falando misticamente sobre coisas
ocultas. Ensina geometria e ciências liberais. Ao comando do Magista, produzirá
grande Tormenta grande como o Rumor de muitas águas, embora não haja nada.
Conhece termas e banhos quentes. Estava da ordem de Potestades, ou de
potências, antes que da queda, como declarou ao rei Salomão. Governa 48
legiões.
50 – Furcas
O
50º espírito é Furcas. É um cavaleiro, e aparece na forma de um homem velho
sádico com barbas longas e chifres, montando um cavalo pardo malhado, com uma
arma afiada em sua mão. Ensina as artes da filosofia, da astrologia, retórica,
lógica, Aromancia, e da Piromancia, em todas as suas partes, perfeitamente.
Comanda 20 legiões de espíritos.
51 – Balan
O
51º espírito é Balam, Balaam, ou Balan. É um rei terrível, grande e poderoso.
Ele aparece com três cabeças: a primeira é de um Búfalo; a segunda é de um
homem; a terceira é um bode. Ele possui a cauda de uma serpente, e olhos
flamejantes. Ele viaja em cima de um urso furioso, e carrega um falcão em seu punho.
Ele fala com voz rouca e adivinha o passado etc. ele pode tornar os homens
invisíveis e também amáveis. Governa 40 legiões.
52 – Alloces
O
52º espírito é Alloces, Allocer, Allocen, Aloces, ou Alloien. Ele um duque,
grande, poderoso, e forte, aparecendo montado sobre um grande cavalo, qual um
cavaleiro. Tem a aparência de um leão vermelho com olhos flamejantes. Seu
discurso é rouco e muito extenso. Ensina astronomia e ciências liberais. Ele
concede bons familiares; governa 36 legiões.
53 – Camio
O 53º espírito é Caim, ou Camio. É um
grande presidente, e aparece na forma de uma ave, mas mais tarde toma forma de
um homem que carrega em sua a mão uma espada afiada. Ele demonstra suas respostas
através de cinzas ardentes, ou carvões acesos em meio ao fogo. É um ótimo
Argumentador. Seu oficio é dar aos homens a compreensão do canto de todos os pássaros,
do mugido dos bois, do ladrar dos cães, e todas criaturas restantes; e também
da voz das águas. Conhece e fala sobre o futuro. Era da ordem dos Anjos, mas
agora governa 30 legiões infernais.
54 – Murmur
O
54º espírito é chamado Murmur, Murmus, ou Murmux. É um grande Conde-Duque, se manifesta
como um guerreiro em cima de um Gryphon, com uma coroa ducal sobre sua cabeça.
Seus ministros o precedem sob o som de trombetas. Seu oficio é ensinar perfeitamente
a filosofia, e confinar almas falecidas para vir até o Magista para responder duas
perguntas quaisquer conforme o desejo. Era parte da ordem dos Tronos, e em
parte dos Anjos. Governa 30 legiões.
Selo
de Murmur
55 – Orobas
O
55º espírito é Orobas. É um príncipe grande e poderoso, aparecendo no início
como um cavalo, mas depois assume forma humana. Seu oficio é mostrar o passado
o presente e o futuro. Também distribui e confirma muitas honrarias e o favor
dos amigos e dos inimigos. Responde corretamente acerca da Criação e da
Divindade. Sendo bastante fiel ao Magista, este não sofrerá nenhum mal de
espírito algum. Governa 20 legiões.
56 – Gremory
O
56º espírito é Gremory, Gomory, Gemory, ou Gamori. É um duque Forte e poderoso,
e aparece na forma de uma mulher muito bonita, com a Coroa de uma duquesa
amarrada sobre sua cintura, e montada sobre um grande camelo. Obtém o amor das
mulheres novas e velhas e conhece o presente, o passado e o futuro. Comanda 26
legiões.
57 – Ose
O 57º espírito é Ose, Oso, ou Vosa. É um
presidente, e aparece como um leopardo, mas depois toma forma humana. Ensina
ciências liberais, e conhece os segredos Divinos; pode também mudar a forma do
Magista segundo a sua vontade. Governa 30 legiões de espíritos.
58 – Amy
O
58º espírito é Amy, ou Avnas. É um presidente, e aparece primeiramente na forma
de uma chama flamejante e posteriormente assumindo forma humana, ensina
astrologia e todas as ciências liberais; concede bons espíritos familiares e
descobre tesouros. Governa 36 legiões.
59 – Orias
O
59º espírito é Orias, ou Oriax. É um grande Marques, e aparece na forma de um
leão, montando um belígero ginete, com cauda de uma serpente; e ele segura na
mão direita um feixe de serpentes. Seu trabalho é ensinar as Virtudes das
estrelas, e sobre as casas dos planetas, e como compreender suas virtudes. Ele
também transforma homens, e ele concede honrarias e dignidades, Prelaturas, e
confirma-as; também traz o favor dos amigos e inimigos. Governa 30 legiões.
60 – Vapula
O
60º espírito é Vapula, ou Naphula. É um grandioso Duque, poderoso e forte;
aparece na forma de um leão com asas de Gryphon. Seu oficio é tornar os homens
exímios em quaisquer ofícios manuais, também na filosofia, e outras ciências.
Governa 36 legiões de espíritos.
61 – Zagan
O
61º espírito é Zagan, ou Zagam. É um rei e um grande presidente, aparecendo
como um Touro alado e depois, se requisitado, sob a forma humana. Torna os
homens amáveis. Pode tornar o vinho na água, e o sangue no vinho, e vice versa.
Pode transmutar todos os metais em moeda corrente. Pode mesmo fazer tolos os
sábios. Governa 33 legiões.
62 – Valac
O
62º espírito é Valac, Volac, Valak, Ualac. É um presidente Poderoso e grande, e
aparece como uma criança com as asas de um anjo, montando em um dragão de duas
cabeças. Sua função é descobrir tesouros ocultos e revelar víboras e esconderijos
de ofídios que trará até o Magista se desejado. Governa 38 legiões.
63 – Andras
O
63º espírito é Andras. É um Marques que aparece na forma de um anjo com a
cabeça de um mocho extremamente negro, montando em cima de um lobo preto, e tem
uma espada afiada e brilhante sobre os ombros. Sua função é semear discórdias.
Caso o Magista não tenha cautela será imolado junto com seus companheiros ou
assistentes. Comanda 30 legiões.
64 – Haures
O
64º espírito é Haures, Flauros, Hauras, ou Havres. É um grande Duque, e aparece
no início como um leopardo, poderoso, terrível e possante, mas após o comando
do Magista, ele toma a forma humana, com olhos flamejantes e impetuosos, e uma
terrível fisionomia. Ele responde corretamente todas as coisas presentes, passadas
e futuras. Mas se não for comandado no triângulo, enganará o magista fazendo-o
confundir as marcas do tempo; também versa sobre o plano da criação do mundo, e
da Divindade, e de como os outros espíritos caíram. Queima e destrói os
inimigos do Magista se este assim desejar. Também não será afligido por nenhum
outro espírito de maneira alguma; governa 36 legiões.
65 – Andrealphus
O
65º espírito é Andrealphus ou Andreafos. É um Marques poderoso aparecendo primeiramente
dentro na forma de um Pavão, e fazendo muito barulho. Mas após um momento ele
toma na forma humana. Pode ensinar a geometria perfeitamente. Ele torna os homens
muito sutis nisso, e também em todas as coisas que pertencem a Mensuração ou Astronomia.
Pode tornar um homem semelhante a um pássaro. Governa 30 legiões.
66 – Cimeies
O
66º espírito é Cimeies, Cimeries, Cimejes, ou Kimaris. É um Marques, poderoso,
grande, forte e prestigioso, aparecendo sobre um fogoso Corcel negro, qual um
valoroso guerreiro. Ele comanda todos os espíritos nas partes de África. Pode
ensinar perfeitamente a gramática, lógica, Retórica, e descobrir as coisas
perdidas ou tesouros ocultos. Governa 20 legiões infernais.
67 – Amduscias
O
67º espírito é Amduscias, Amdusias, ou Amdukias. É um duque Grande e forte, aparecendo
no início como um Unicórnio, mas ao pedido do Magista ele muda na forma humana,
soando trombetas, e toda a maneira dos instrumentos musicais logo começam a ser
ouvidos. Também pode inclinar e curvar arvores de acordo com o desejo do
Magista. Fornece ótimos familiares e governa 29 legiões.
68 – Belial
O
Sexagésimo oitavo espírito é BELIAL. É um rei poderoso e foi criado em seguida
após LUCIFER. Ele aparece na forma de dois anjos formosos que se sentam em uma
Carruagem do fogo. Ele fala com uma voz graciosa, e logo declara que caiu
indignamente, e que ocupava o posto que pertencia a Michael, e outros anjos do
Éden. Sua função é distribuir cargos elevados e causar o favor dos amigos e
inimigos. Ele concede espíritos familiares excelentes e reina sobre 50 legiões.
Só responde corretamente as perguntas se o Magista lhe oferecer algum
sacrifício ou similar. Mas então ele tentará ludibria-lo, a menos que seja
obrigado por
alguma Potencia Divina.
69 – Decarabia
O
sexagésimo nono espírito é o Marquês Decarabia. Ele aparece na forma de uma
estrela em um Pentáculo no início; mas depois, ao comando do Magista, toma a
feições humanas. Pode descobrir as virtudes dos pássaros e gemas preciosas e
pode fazer as moscas se tornarem semelhante a pássaros, cantando e bebendo água
como pássaros verdadeiros. Governa 30 legiões.
70 – Seere
O
heptagésimo espírito é Seere, Sear, ou Seir. É um príncipe poderoso sob a
potencia de AMAYMON, rei do leste. Ele aparece na forma de um homem bonito,
montado em cima de um cavalo alado. Sua função é ir e vir a fim de trazer abundância
de coisas rapidamente. Percorre a terra num piscar de olhos. Relata sobre
coisas perdidas, escondidas, tesouros etc... É de natureza boa e indiferente,
sempre disposto a executar qualquer coisa que o Magista deseje. Governa 26
legiões de espíritos.
71 – Dantalion
O
heptagésimo primeiro espírito é Dantalion, ou Dantalian. É um duque grande e
poderoso, aparecendo na forma de homem com fisionomias conhecidas, de vários
homens e mulheres; ele traz um livro em sua mão direita. Sua tarefa é ensinar
todas as artes e algumas ciências; e declarar alguns conselhos secretos;
transmitir o conhecimento dos pensamentos de todos os homens e mulheres e
também como mudá-los. Pode causar o amor, e mostra o Similitude de toda pessoa,
revelando por meio de uma visão, ainda que esteja em qualquer parte do mundo.
Ele governa 36 legiões.
72 – Andromalius
O
heptagésimo segundo espírito em ordem é nomeado Andromalius. É um Conde, grande
e poderoso, aparecendo na forma de um homem que prende uma serpente grande em
sua mão. Sua tarefa consiste trazer os ladrões de volta assim como o produto
dos furtos que este executou; assim como descobrir todos os indivíduos violentos
e os traidores e puni-los e descobrir os tesouros ocultos. Ele governa 36
legiões dos espíritos.
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